terça-feira, 30 de março de 2010

Amigo PALESE


Olhando umas fotos hoje, lembrei de Luiz Henrique Palese cuja passagem para o mundo espiritual completou mais um ano.
Por causa do meu jeito bicho-do-mato de ser, eu perdi muitas oportunidades de aproveitar mais a presença dessa pessoa e desse artista fantástico.
Em 2001 ou 2002 ele estreava COMO VIVEM OS MORTOS, seu monólogo ao mesmo tempo que minha peça CAMINHOS Q CRUZEI, ganhava seu espaço. Todos achavam que se tratava de outra peça espírita.
Foi por intermédio dessa peça que conheci de perto o trabalho de Palese e da Cia Stravaganza, tanto que não pensei duas vezes quando soube da oficina de teatro que ele iria ministrar.
Ele também estava curioso para assistir minha peça, assistiu e me falou coisas que guardo até hoje comigo.
Conheci o “embrião” do hoje Studio Stravaganza, antes apenas uma garagem improvisada que a gente fugia das poças dágua em dias de chuva.
Foram três meses de convivência, de curso de dois encontros semanais de três horas: Clown, bufão e Comédia Del Arte.
Algumas vezes no final da aula ele convidava o pessoal pra bater um papo num barzinho, e eu nunca fui, corria pra não perder o busão pra casa.
Tive a oportunidade de ter um grande profissional ao meu lado e perdi talvez a chance de ter um grande amigo.
A última vez que o ví foi no seu último espetáculo de clown MENAGE ATROZ, conversamos e tomamos um café antes da peça começar no TEATRO DE CÂMARA.Falei pra ele da idéia que tive durante o curso para uma peça de Clown chamada ENTRE TAPAS & BEIJOS.
Ele adorou a idéia e até se dispôs a me ajudar...Porém, na terça da semana seguinte se foi deste mundo...
Pela minha crença eu acredito que ele me ajudou a montá-la, ENTRE TAPAS & BEIJOS estreou 4 anos depois. Creio que ele me ajuda até hoje e a todos que se dispõem a fazer o teatro com amor, estudo e dedicação.
Um ano depois, fui trabalhar com Camilo de Lélis e na saída ele disse: Pretto, vamos tomar um café? e eu disse, - CLARO QUE SIM!!!
(Aprendi a perder o busão por uma boa conversa e uma amizade)
Para a nossa alegria a Cia Stravaganza continua ai firme e forte!!
Parabéns Adriane, Kiko, Lauro, Duda, Janaína, Kike e os demais que não conheço pessoalmente, mas admiro!

Você deve estar orgulhoso amigo Palese!!!

2 comentários:

  1. Tb adorova os trabalhos dele. Eram perfeitos e impecaveis. não o conhecia pessoalmente, mas era sua fã. A noticia da sua partida foi repentina e terrivel. Me lembro que fiquei parada olhando para o nada, passou dias para eu realmente me convencer que ele havia nos deixado.

    um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Karen...Grande perda, e eu continuo lamentando como eu disse no post. O artista e o amigo que pelo meu jeito de ser, deixei de ter.

    ResponderExcluir