domingo, 4 de abril de 2010

Josemar Barbosa!!!


Meu nome, JOSEMAR BARBOSA - ATOR,DIRETOR,DRAMATURGO DRT 0001/RS
Buenas, em 1978 quando eu achava que ia viver muito bem com minha formação acadêmica teatral, com meus doutorados, bacharelados, licenciaturas, prêmios açorianos, shell, sharp, telefunken, Quero-quero, toma-toma, pica-pau, eu assisti no Renascença uma montagem do macaco e da velha.
Era uma montagem boa, da adaptação do buenasso Ivo Bender, não melhor que a minha que fiz em Shangay como espetáculo solo com bonecos. NO primeiro PORTO ALEGRE EM CENA EM SHANGAY
Lá ganhei prêmio de melhor monólogo, melhor ator e de melhor coadjuvante:
Cenografia simples: Eu todo de preto, um boneco do macaco numa mão, e o da véia na outra, no peito colei uma casinha que fiz com os pauzinhos pra comer que eles usam la e pus as bananas de esponja no centro do meu corpo (exatamente onde vc está pensando), e ali se desenvolvia toda a ação.
E como estava com pretinho básico eu mesmo era o boneco de pixe (ou alcatrão), e narrava a história para os Shangayanos em mandarim ou talharim.
De vez em quando para dar veracidade a briga da véia e do macaco pelas bananas, me baixava um Artaud e eu tinha que colocar gelo nos países baixos após as apresentações .
Fiz também apresentações na Guiana Francesa, Antigua e Barbuda e todos aqueles países que hoje só se conhece por causa do Orkut.
50 anos dedicados ao teatro gaúcho, mais fiel a Aristóteles do que Pedro ao Nazareno, um homem que nunca se vendeu ao besteirol, a comédia rasa.
Hoje vivo ao redor do falecido teatro do Ipe, dormindo embaixo do que restou do cenário do DECAMERON...
Ai o Edye me deu o resto de uma bolacha trakinas que ele tava comendo e me convidou pra assistir a montagem dele do macaco e da véia. Tomei um banho tcheco numa poça d'agua e coloquei a roupa que ganhei no albergue do Dias da Cruz e fui ver...
Em breve digo o que achei, e não é porque ele me matou a fome que vou perdoar ele, sou crítico muito crítico!!!
Como as colunas do Holfeldt no café da manhã, ainda mais quando atrás delas tem anúncio do BIG!
Voltarei!
PS. Não sou mendigo não! É apenas um personagem que a realidade brasileira eternizou em mim! Me pergunto: Pq não fiz Datilografia como meu irmão que se aposentou na prefeitura?
PS 2. Não me amolem com os erros de digitação, só tenho meia hora de internéti grátis aqui no mercado público!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário