quinta-feira, 17 de junho de 2010

Acidentes e gafes no palco 1


Todo teatreiro deve ter boas histórias para contar. Coisas inesperadas, acidentes em cena, falha técnica, falha do ator, agentes da natureza, reações inesperadas do público e etc.
Carlos Paixão em intervalos da peça SOLIDÃO,A COMÉDIA - Monólogo de Vicente Pereira, premiado em diversos festivais sob a Direção de Nilton Filho, narrava ao público esses "acidentes" e "Incidentes" de quem faz ao vivo.
Há também um livro do Zé Victor Castiel: A MORTE DE CLÓVISque fala sobre isso, entre outros.
Se no youtube temos pérolas e pérolas de programas de tv, imagina se tivéssemos câmeras no teatro o tempo todo? Ia ser divertidíssimo (a gente raramente ri e leva na esportiva na hora do acontecido, mas depois rimos ou brigamos muito!).
Nos primórdios do meu início teatral sempre ouvia: "Não deixa a máscara cair, não deixa a máscara cair, mesmo em comédia e muito menos em drama."
Hoje não é raro os atores não esconderem mais os erros e compartilhar isso com o público em um simbiose de gargalhadas.
Na minha peça besteirol LA HERANZA deixo muito aberto essa possibilidade de jogar com o público e por incrível que pareça, é a peça que mais ocorreram "acidentes", "gafes" fora dos previamente planejados, mas que colaboraram para o resultado final.
Mas em outros espetáculos, mesmo comédias procuro segurar a máscara e deixar o público rir pelo texto, pela ação cênica e deixar para consumo interno as risadas com os erros. Mas sinto que hoje em dia o ator não faz questão de se segurar...
O humorístico SAI DE BAIXO da Globo, foi o que escancarou em rede nacional o festival de máscaras caindo. Como tinham que gravar vários episódios em um dia, os atores erravam muito nas gravações, tanto que depois eram os erros o que mais havia de interessante e engraçado.
Em posts seguintes vou relatar alguns acidentes e situações inesperadas que vivenciei nos palcos da vida.
.

2 comentários:

  1. Acidentes aconrecem em qualquer lugar...paz.
    Um abraço lisette

    ResponderExcluir
  2. Acontecem escrevi errado, desculpe.

    ResponderExcluir