segunda-feira, 21 de março de 2011

CALE-SE - As músicas censuradas pela ditadura militar


Se nos anos 70 existissem: Celular com câmera, webcam,Câmera Digital e Youtube, podem ter certeza que estaria na rede um menino de 6 anos cantando CALE-SE de Chico e Milton. Como isso não existia, as lembranças desse menino estão nos relatos de mãe, tias e primos mais velhos (Contando com fragmentos da lembrança desse mesmo menino).
Pois essa canção, que também serve de título para esse espetáculo da CIA GATO & SAPATO é a que abre o desfile de músicas que a Ditadura Militar censurou, mas por perícia, coragem e persistência dos autores e demais colaboradores, elas chegaram aos nossos ouvidos.
Finalmente consegui assistir, e de cara me surpreendeu positivamente os intérpretes irem no "gogó"! (ou seja, sem microfone, concorrendo com os instrumentos, livres, leves e soltos!).
Um trio competente de músicos, um trio de intérpretes dando conta do recado, cantando, informando, atuando.
Um espetáculo muito inspirado, muito bem-vindo, e que o guri dos anos setenta relembrou muita coisa, e ouviu umas desconhecidas também.
Que esse espetáculo não CALE-SE mediante as dificuldades que sempre rondam o artista nessa Cidade, felizmente censores não existem mais, mas alguns se disfarçam em outros nomes e cargos para podar nossa criatividade, iniciativa e arte.
Vou ficar muito atento a agenda deste, pois vou OBRIGAR (isso mesmo!) muita gente: Meus alunos, atores, familiares, amigos a assistí-lo, é uma aula de história da música e do País!

Sinopse: Espetáculo musical que apresenta músicas brasileiras que foram proibidas de serem veiculadas parcial ou integralmente pelo Departamento de Censura Federal na época do governo militar no Brasil. Músicas de diversos compositores brasileiros serão executadas por músicos de qualidade, resgatando a memória da suspensão à liberdade artística dos anos de chumbo.


Ficha Técnica:
Intérpretes: Cláudia Barbot, Douglas Carvalho e Lílian Roisenberg.
Direção Musical: Julian Eilert e Caoan Goulart
Direção Cênica: Leandro Ribeiro
Iluminação: Wagner Duarte
Produção e Realização: Cia de Teatro Gato&Sapato

Nenhum comentário:

Postar um comentário