quarta-feira, 16 de março de 2011

Cia Artiurbana- Repertório 4


2005- LA HERANZA - UMA COMÉDIA DE CHORAR! Depois de ter encontrado meu cantinho no mapa das realizações teatrais da Capital com minhas bem sucedidas peças espíritas, dei meu primeiro passo fora do universo, da proteção e da tranquilidade que me trazia os espetáculos até então montados.
Sempre fui fã de Monty Python e do trio de cineastas americanos ZAZ (Apertem os cintos o piloto sumiu, corra que a polícia vem aí, top secret)e queria muito fazer uma comédia, uma anarquia, um besteirol para me livrar de todos os estigmas e rótulos que eu tinha.
Comecei aos poucos, o texto era só um pretexto para uma série de gags, sátiras, paródias e personagens bizarros, sete irmãos se reunindo para ler um testamento. Juntei alguns atores do Artiurbana com alunos do Perseverança e fazíamos oficinas no Bairro IPE (que sufoco foi!) e em retribuição ao espaço cedido fizemos a estréia lá, gratuita. Ah! O texto inspirador era de um livro da Olga Reverbel para alunos na sala de aula.
Ficamos muito felizes com o resultado, mas resolvemos ainda fazer mais um teste: Apresentar por um mês, cobrando o ingresso no valor de R$ 1,99 nas sextas-feiras no teatro do IPE. Sucesso de público e a gente surpreso e gostando.
Mais tarde, melhor preparados voltamos e a peça cresceu, e teve uma boa média de público e em algumas vezes alcançando minhas peças espíritas em popularidade e público.
Era um besteirol, um exercício, uma forma de eu exorcizar algumas coisas e responder as críticas dos "intelectuais" que eu já vinha recebendo (Eu interpretava um mendigo ex-professor de teatro clássico que pedia esmola na entrada do teatro e falava mal da peça que estava em cartaz, e depois que o público entrava para assistir eu entrava junto e das cadeiras ficava criticando os atores em cena).
Em 2008 foi o ano mais especial da peça, segundo informações que eu tive de uma pessoa com grande conhecimento e influência no meio teatral foi a peça com a melhor média de público daquele ano. (Dinheiro pra produção em mídia, rende!)
Hoje, depois de dois anos sem colocá-la em cartaz novamente, ouço seguido: "Quando vais montar LA HERANZA de novo?" Eu respondo: Sei lá!
ELENCO:
1) Temporada: Alvaro Dimare, Alessandra Danielli, Anelise Caldini, Bruna Ruiz, Fernando Rodrigues, Gabriela Dandrea, Gisele Faerman, Malu Maggi e Volnei Cardoso.
2) Temporada: Alvaro Dimare, Angelita Lobo, Clélia Goulart, Lesiane Morahto, Gisele Faerman, Fernando Rodrigues, Gabriela Dandrea, Melissa Monteiro e Volnei Cardoso.
E no decorrer da história dessa "zona" nomes como: Vanessa Cassali, Juliana Pretto, Rudá Roveda, Rafael, Lorena, Fábio entre outros convidados da "hora".
Ah..Sem esquecer dos técnicos patifes Vilmar e Elis.

PS. Foto de Vilmar Carvalho, que ficou com uma imagem gravada na mente em uma das apresentações e sempre que me encontra, faz questão de citá-la! Quer saber o que ele viu? Pergunta pra ele!kkkkkk! Grande Vilmar! Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário