domingo, 13 de março de 2011

Os "Ésses" de Mário Quintana


Em meio ao Porto Verão dei uma passadinha no teatro do Sesc para dar uma conferida no espetáculo MÁRIO QUINTANA - O POETA DAS COISAS SIMPLES. E uma das coisas que me chamaram atenção além do profissionalismo ali já apresentado de "cara", na proposta, na luz (operada pelo "nosso" Leandro Gass), cenografia, figurinos, foi o sotaque dos atores. Elenco Carioca, então os "ÉSSES" ou os "XIS" estavam todos presentes, precisei de um tempo para me acostumar e não prestar tanta atenção quando eles surgiam nos poemas e nas citações de Mário. O Pessoal do centro do País também não perdoa nosso gaúchês e nossas silabas tônicas. Lembro que no palco Giratório do SESC (Que eu aprecio mais que o POA EM CENA), já presenciei um desfile de sotaques do RN, BH, CE (Nada contra, muito pelo contrário, mas a gente estranha mesmo de início).
O espetáculo dirigido por Rubens Lima Jr é honesto, demonstra que houve de fato um interesse e pesquisa sobre o "nosso" Mário. Uma homenagem legal, vindo fora da terrinha.
O elenco é repleto de atores experientes, globais, que acostumamos a ver e a "ouvir" na nossa telinha. (Não coloco o nome deles aqui, pq havia um rodizio na temporada do Sul)
Achei legal, profissional, os atores a vontade, parecendo que estavam em uma mesa de bar,mas, sem querer ser bairrista, já sendo, prefiro: Um quarto de Quintana em um quarto - De Pedro Delgado; Sobre Anjos e Grilos da Débora e Tem Quintana na casa - de Bob Bahlis
Agora faço apenas uma ressalva: Os atores no final parecendo preocupados tentando justificar o "pouco" público presente, em torno de umas 50 pessoas, pô gente experiente! Temos que exaltar e valorizar quem está! Os outros, ou que se lixem, ou vamos correr mais atrás da bola pra trazê-los!
Ah! E que a empresa VIA FÁCIL a patrocinadora (louvável iniciativa) que está entrando no mercado Gaúcho e que no programa diz que é uma forma de homenagear o Estado que a está recebendo, abra suas portas para o teatro e os Grupos Gaúchos também! Seria muito bom recebermos essa homenagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário