sábado, 2 de abril de 2011

TEATRO RUIM? COMO ASSIM?


Na sessão da classe disseram: "Tem muita coisa ruim em Porto Alegre". Me pergunto como assim? Que coisa ruim é essa? Até porque a artista que citou isso raramente sai da sua "aldeia", dificilmente transita em peças que não são montadas por seus "afins", então...Ou o estudo e prêmios lhe deram clarividência, ou compra opiniões alheias, ou as coisas "ruins" são de fato dos seus colegas mais próximos.
Muitos tem "cacife" para opinar, pois são pessoas de estudo, de pesquisa, de trabalho e não ganharam prêmios, títulos, pelo sorriso, pelo marketing.
Mas, se eu sei (e sei) que não assistem nada, como crer na sua opinião?
Todos tem direito de opinar, mas o direito de FATO eu só credito a aqueles colegas que vejo que estão sempre assistindo algo.
Em um dos meus posts, um leitor disse que minhas peças não eram "grandes coisas", respeito a opinião dele, mas respeitaria mais ainda se ele tivesse assistido a todas as minhas 11 montagens com a Cia Artiurbana.
Aí quem sabe, eu poderia ser promovido (ou não)no comentário:
"A maioria das tuas peças não são grandes coisas"
"As duas peças tuas que vi, não são grandes coisas"
Eu assisto algumas que não gosto, vejo coisas equivocadas em peças que gosto, mas como não tenho intenção de ser crítico não escrevo aqui e muitas vezes nem externo para outros, por respeito aos colegas de cena.
Mas se os envolvidos na montagem me pedem opinião, o faço sem pestanejar.
Existe teatro ruim? Sim! Existe! (Pode ser o meu, o do fulano, do beltrano)Mas veja primeiro e comente (ou não)depois!
Generalizar, não ter conhecimento total do que se diz, acho perigoso. Não posso dizer que na favela tudo é bandido, não posso dizer que no time que caiu pra segundona tudo é perna de pau.
E achar que o PÚBLICO DE PORTO ALEGRE é ingênuo, é subestimar sua inteligência, pois quem de FATO tem esse direito é o público, pois ele ASSISTE e é cruel quando quer!!!

3 comentários:

  1. Estes posts "Pronto, falei!" do pretto são ótimos!!! ahahahaha...

    Eu acho o seguinte: Cada "criador" faz sua "criatura" aos olhos do que ele acha que está certo. Cada criador oferece sua criatura para quem ele acha que é o consumidor em potencial. para o criador, a coisa é boa! Para o consumidor???? Isso só ele pode dizer! Se ele não gostou, tem quem goste! O velho e sábio ditado diz tudo: "Nem Jesus Cristo agradou a todos!".

    Eu, toda semana, tenho na minha frente um público de no mínimo 150 pessoas aos meus cuidados e me analisando. Estou nessa a 5 anos, muitos gostam e alguns não gostam. E essa formula que da certo que levo para as nossas peças.

    O negócio é o seguinte: "Dizer que tem muita coisa em porto alegre.." tem mesmo! Mas tem quem goste! Daí calo a minha boca! O cara q fez a coisa ruim não está me afetando em nada!

    ResponderExcluir
  2. This article was vey helpful to me. It helped me to be informed and more aware. The details were such a blessing, thanks.

    generic cialis

    ResponderExcluir