quinta-feira, 5 de julho de 2012

Artimanhas que fazem bem!


Significado de artimanha no dicionário web. s. f. Astúcia, ardil; fraude, dolo.f. Artifício. Ardil; astúcia.


Tudo isso nos irrita, ainda mais nos últimos acontecimentos de Brasília e em nossas vidas pessoais quando isso vem de amigos, chefes, colegas, familiares e etc.
Felizmente quando essa palavra vem acompanhada de mais uma deliciosa e bem elaborada peça da CIA DE TEATRO AO QUADRADO, seu significado muda...e muito.
O espetáculo ARTIMANHAS DE SCAPINO que estreou no último final de semana no Teatro São Pedro em Porto Alegre, faz parte da comemoração dos dez anos dessa Cia de Teatro que tem nos proporcionado bons momentos da arte cênica, então, nesse aniversário, somos presenteados novamente com uma montagem teatral excelente.
Marcelo Adams cujo o trabalho como ator eu conheço e admiro muito, conseguiu ainda assim, me surpreender, tendo uma das atuações mais completas que já vi um ator fazer em cena, utilizando e muito bem tudo o que o seu personagem lhe oferecia, o Scapino do título.
E vem muito bem acompanhado: No elenco: O ótimo Marcelo Mertins (Que eu já havia visto em A BILHA QUEBRADA, de Clóvis Massa), Meu querido amigo Carlos Paixão (Que bom ver seu talento novamente em cena!), Paulo Vicente (fantástico!), os jovens já experientes e competentes:   Gustavo Susin e Vinícius Meneguzzi e as meninas Luisa Herter e Claudia Lewis trazendo seu talento e suavidade feminina para a cena.
Tudo ali é de encher os olhos! Figurinos, a cenografia, a coreografia, maquiagem, a trilha sonora e a preparação vocal, (Marcos Chaves e Marcelo Adams).
Ah! Sem contar o lindo programa, que parece um cardápio contendo um delicioso banquete cultural
Na direção disso tudo: Margarida Leoni Peixoto, com o grande mérito de "linkar" todas essas energias para um fim em comum: Um ótimo espetáculo
Parabéns a todos, recomendo e MUITO!


PS. Na saída do Teatro, dois casais conversavam: "Fantástico! Eles não devem ser aqui do Sul" Eu, metido e com um sentimento até de posse, disse: Eles são nossos! São daqui."


TEMPORADA:
Volta a cartaz de 6 a 29 de julho, de sextas a domingos às 20 horas, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre)


SINOPSE:
Nesta trama criada por Moliére (1622-1673) ,  Scapino e Silvestre, os dois criados a quem foram confiados os jovens Leandro e Otávio, fazem de tudo para juntar seus amos às apaixonadas Zerbineta e Jacinta, sempre contra a vontade dos dois velhos pais, Gerôncio e Argante.

Maiores informações: www.marceloadams.blogspot.com

Texto: Molière
Tradução: Carlos Drummond de Andrade
Direção: Margarida Leoni Peixoto
Elenco: Marcelo AdamsClaudia Lewis, Gustavo Susin, Luísa Herter,Marcelo Mertins e Vinícius Meneguzzi    Atores convidados: Carlos Paixão e Paulo Vicente
Cenografia: Élcio Rossini
Figurinos: Cláudio Benevenga
Trilha sonora e preparação vocal: Marcos Chaves
Letras das canções: Marcelo Adams
Coreografias e preparação corporal: Larissa Sanguiné
Iluminação: Fernando Ochôa
Fotos: Júlio Appel
Programação visual: Pingo Alabarce
Maquiagem: Margarida Leoni Peixoto
Costureiras: Naray Pereira e Eronita Schaeffer
Divulgação: Bebê Baumgarten
Bilheteria: Renata Savaris
Produção e realização: Cia. de Teatro ao Quadrado

Patrocínio: Funarte- Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2011

Um comentário: