quarta-feira, 26 de setembro de 2012

EVANGELIZAR É AMAR


Em 1º de Setembro tive o prazer de ser convidado para o show de lançamento do 2º Cd da Banda de Música Espírita EVANGELIZAR É AMAR.
Já havia ouvido falar neles, mas como andava afastado do movimento espírita há quase dez anos, não tinha quase nenhum contato com a sua obra musical.
Foi tudo muito rápido! Em Agosto, meu amigo Júnior de Sto Antônio da Patrulha me presenteou com o CD nº 1 e ao ouvir pensei: "Hum...Existe música espírita autoral no Rio Grande do Sul e..De ótima qualidade!".
Dias depois recebi o convite para estar presente no show.
Sempre soube que o movimento musical espírita no Interior do Estado é forte e tem um trabalho contínuo e bem desenvolvido ( Santa Maria, entre outros). Mas descobrir os meninos do Evangelizar é Amar me deixou feliz e irritado ao mesmo tempo.
Feliz de ver um trabalho muito bem feito tecnicamente e irritado por não tê-los conhecido antes, ou "por onde andei nesses anos que não conhecia os caras?".
No Show que lotou o Teatro Bruno Kiefer (Mostrando a força do movimento espírita e do trabalho dos meninos), eu via manifestações de fãs de qualquer banda "normal", via o pessoal cantando junto as músicas  em alta vibração. Não raro eu parava de ver a banda para olhar para o público, sério, a última vez que eu vi um público em tão perfeita sintonia com uma banda foi em um show da Legião Urbana no final dos anos oitenta.
As músicas dos CDS 1 e 2 são em boa parte autorais de uma beleza incrível, compostas pelos integrantes do grupo, que também se revezam nos vocais. Juntamente com a colaboração de outros autores, torna o repertório deles um convite irrecusável para ter no seu playlist.
Não há momento especial para ouvi-los, os ritmos são vários: Reggae, rock, balada, hip-hop/eletrônica e as deliciosas infantis. (Acabando com o estigma de que música espírita só na hora do evangelho no lar, para colocar nas casas espíritas, para momentos de meditação e etc.)
As letras inspiradíssimas falam sobre amor, evangelização, Jesus, espiritismo sem ser piegas, sem ter rimas fáceis, sem ter aquele rótulo de "música de religião", ou seja, são tão bem feitas, tão deliciosamente executadas que as vezes você até esquece de que se trata de um grupo musical espírita e passa a curtir todo o contexto: A arte, a música feita com amor e qualidade.
Claro que me tornei fã, e farei o que tiver ao meu alcance para que o trabalho dos meninos ganhe mais espaço, eles que assim como eu, começaram nos encontros espíritas, nas apresentações fechadas de Conjergs, tardes Juvenis, centros Espíritas. Disse para Dani Angelo que está na hora (Acho eu! kkkk) de colocar um pouco dessa luz sobre a mesa, há muitas pessoas carentes das duas coisas no mundo atual: Boa música e mensagens elevadas e isso, felizmente, eles tem de sobra.
E por esses "mistérios" da vida, no CD 2 faixa 21 há uma música chamada JUVENTUDE que eu compus para o Grupo  Vocal do DIJ do Instituto Espírita Dias da Cruz no final dos anos noventa, mas quem desde lá vem executando-a , divulgando-a e trabalhando nela são eles, tornando-a conhecida e querida da juventude (Com direito a coreografia). Então amigos, a música não é mais minha, é nossa!
Estou muito feliz mesmo, que exista o Grupo EVANGELIZAR É AMAR e tantos outros grupos musicais, teatrais, de dança, poetas, escritores, pintores, que infelizmente não conheço e gostaria de conhecer.
A Doutrina divulgada e ilustrada pela arte, que coisa bela! E que deve ser incentivada sempre!!
Srs. Dirigentes, Srs. Presidentes de Sociedades Espíritas, que tal perder um pouco de medo da ARTE? Vamos deixar esse pássaro voar?? Todos nós só temos a ganhar!
Agora a trilha sonora deles é que recebe o público antes das nossas apresentações de teatro. Enquanto estamos lá com o friozinho na barriga, prestes a entrar no palco, todos nós recebemos esse carinho em forma de letra, melodia e vozes.

ADQUIRAM O CD E DIVULGUEM! 
Contato Grupo Evangelizar é amar:

E-Mail: cdevangelizareamar@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/cdevangelizareamar
Myspace: www.myspace.com/evangelizareamar

O Clipe abaixo é com a música JUVENTUDE e as fotos com alunos das minhas oficinas de teatro, das turmas de 1993 a 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário