segunda-feira, 15 de abril de 2013

20 ANOS DE TEATRO E ARTE ESPÍRITA!

 Turma 1993 - Chaves e o fantasma

Turma 2013 Apresentará em pequenas esquetes todo o repertório desses vinte anos

Em maio, o meu trabalho de evangelização espírita por intermédio do teatro completará vinte anos.
Em 1993 foi criada a oficina de teatro para os jovens da evangelização do Instituto Espírita Dias da Cruz, que após as primeiras apresentações, foi batizado de GRUPO TEATRAL PERSEVERANÇA Perseverança.
O primeiro nome do grupo era "AGORA VAI", mas tivemos que mudar por solicitações de alguns "cardeais" e "bispos" que ainda presidem algumas Sociedades Espíritas, mas no fim, compreendemos que PERSEVERANÇA, mesmo um pouco "careta" era o nome ideal e no decorrer dos anos mostrou-se o que melhor representava a proposta.
Para chamar a atenção dos jovens, pais e crianças da época, nada como recorrer ao CHAVES e CHAPOLIN e escrever uma peça, onde esses personagens com todas suas características, gags e bordões estivessem dentro de um texto com proposta de divertir e evangelizar.
Então, em maio de 1993 foi o início da trajetória, cujo o objetivo era apenas esse, servir de apoio e instrumento a evangelização.
Com minha direção e textos, com a supervisão e figurinos da Tia Nair, os anos passaram, eu me profissionalizei no teatro, centenas de alunos passaram pelo grupo, muitos seguiram no teatro em outros grupos, entraram na faculdade de artes cênicas e grande parte do elenco da minha Cia Hariboll veio desse "trabalho de base".
Muitas histórias, risadas, lágrimas, desafios, realizações rechearam essa trajetória cujo aniversário comemoraremos dia 04 de maio na casa que abriga o nosso trabalho há dez anos: Sociedade Espírita Caminho da Luz.
Graças a esse trabalho que a minha "ficha" caiu, de apenas um voluntário com boa vontade, que utilizava os finais de semana de folga do trabalho para evangelizar por intermédio da arte, tornei-me um profissional das artes cênicas, tendo feito diversas oficinas, cursos, workshops, com profissionais de alto gabarito e tendo o privilégio de ter trabalhado com algum deles.
Também descobri meu dom de compositor de três acordes, tendo composto mais de vinte músicas para o Grupo Vocal Dias da Cruz e para os espetáculos. Sendo que "JUVENTUDE" está no 2º CD da Banda EVANGELIZAR É AMAR, "MEU LAR" é até hoje executada ao vivo nos encontros, seminarios e evangelização no Dias da Cruz e "DO ESPÍRITO" é levada aos palcos pelos jovens do Grupo FILHOS DA LUZ de Sto Antônio da Patrulha.
Entre dezenas de peças e esquetes apresentadas em escolas, creches, asilos, tardes juvenis, seminários, palestras, Sociedades espíritas da Capital e do Interior, nossa maior realização foi com a adaptação do livro PAULO E ESTEVÃO, hoje produzido pela Cia HARIBOLL.
Hoje, há dez anos tendo registro profissional de Diretor e ator, nunca, nunca vou esquecer e deixar de promover o Grupo Teatral que criei e que vou fazer de tudo para que continue sua trajetória de evangelizar e cativar.
Hoje o Grupo é coordenado por: Nair Macedo e Elis Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário