quinta-feira, 4 de abril de 2013

Teatro e cinema para crianças!

Na semana de páscoa, assisti dois produtos culturais destinados as crianças (Sim, a arte é um produto!). Um no teatro com produção independente e outro no cinema, é claro, com toda a estrutura hollywoodiana possível. Ambas atingem seus objetivos naquilo que se propõem de acordo com sua estrutura e proposta.



3 URSOS - MISSÃO CACHINHOS DOURADOS - Produção da Entreteniarte, traz para o presente a personagem Cachinhos dourados,  agora sem a pureza da criança da história original, (Foram várias versões desde 1837, originado do conto do poeta inglês Robert Southey). Agora, absorvida pelo mundo capitalista, ela transformou-se em uma empresária de produtos de beleza que poluem o meio ambiente e parece nem ligar muito para o mundo além do seu umbigo (Que deve ter piercing). Para detê-la e a qualquer outro que ameace a natureza, estão infiltrados na floresta vivendo como uma tradicional e fofa família urso, os agentes 00, 01 e 02. Sob o comando do sargento Ratazana que aparece em vídeo para dar-lhes as instruções.
Com texto do diretor Edye e da bióloga Bruna Ruiz, o espetáculo une tiradas de bom humor dos três personagens em seus conflitos de disfarce de agentes/ursos com um texto didático quase documental acerca da biodiversidade. Por ter essa proposta diferenciada dos demais espetáculos infantis em cartaz, onde além dessa conscientização ser citada, é ilustrada em vídeos e em ações, merece ser prestigiado e divulgado.

Sinopse segundo a Cia Entreteniarte: 
Numa época em que o mundo sofre as consequências do aquecimento global e o descaso da humanidade para com a natureza, é criada a INSEGLO (Inteligência Secreta Global), liderada pelo Sargento Ratazana e sua Equipe de Espiões Ultra Secreta: os agentes 001, 002 e 0,0. Para manter suas identidades em sigilo nas missões dadas pela Agência de Segurança, os três ursos se infiltram na floresta, passando os dias como uma típica família de ursos, com direito a hibernar no inverno e comer mingau. Diferente da história original, aqui, a menina loira cresceu e se tornou uma poderosa empresária, dona de multinacionais, porém, muito arrogante e despreocupada com a natureza. Agora, a missão desta secreta família é capturar Cachinhos Dourados e colocar um fim nos danos causados por suas fábricas, antes que ela invada suas casas, coma todo o mingau, quebre as cadeiras e durma nas suas camas.

Ficha técnica:
Elenco: Ita Ramires/Erick Chagas/Juliana Pretto/Natalie Gonçalves
Participação em Vídeo: Edye/Eduardo Camargo
Iluminação: Bruna Ruiz
Texto: Bruna Ruiz e Edye
Direção: Edye
Produção de vídeos/figurinos/cenografia: Entreteniarte produções/Maria Morato




OS CROODS - A Dreamworks acerta com essa história "Platônica" sobre a família das cavernas que após serem os únicos sobreviventes das ameaças que extinguiram as outras (Das formas mais engraçadas e absurdas possíveis), são obrigados a buscar outro porto seguro devido aos perigos que estão submetidos de vido a forças da natureza.
Em um primeiro momento pela situação da dramaturgia e caracterização de alguns personagens a gente pensa: Já vimos isso em Shrek e em A era do gelo.
Mas não, temos um excelente exemplar, digno dos dois primeiros filmes do Ogro e da ainda insuperável filmografia da PIXAR.
Uma excelente qualidade de animação onde vê-se as cicatrizes adquiridas pelos personagens, textura da pele, cabelos, um cenário lindo e quase "Avatárico". Tiradas humorísticas sensacionais que mesmo com a previsibilidade do "tudo termina bem" e "eu te amo pai" no final faz com que esse seja mais um belo exemplo de filme família, onde todos se divertem.

Elenco das vozes originais e os personagens:

  • Nicolas Cage como Grug Crood, o patriarca bem-intencionado, mas superprotetor, desatualizado e membro da família Croods.[4]
  • Ryan Reynolds como Guy, um menino que não é tão forte como os Croods, mas prefere usar o seu cérebro e vem com várias idéias. Ele é acompanhado com uma preguiça como seu animal de estimação.[5]
  • Catherine Keener como Ugga Crood, esposa de Grug. Ela é a mente mais aberta do que Grug, mas tem um trabalho duro para fazer sua família segura.[6]
  • Clark Duke como Thunk Crood, filho de Grug e Ugga, com 9 anos é o filho do meio, que não é inteligente, tem a coordenação ruim, mas tem um bom coração.[7]
  • Cloris Leachman como Gran, uma antagonista feroz, muito velha (45 anos), sogra de Grug.[6]
  • Emma Stone como Eep Crood, a filha mais velha de Grug e Ugga, que é cheia de curiosidade e um desejo de aventura
  • Randy Thom como Sandy Crood, o bebê feroz de Grug e Ugga, que simplesmente morde, não sabe falar, sabe rosnar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário