segunda-feira, 25 de novembro de 2013

V FETEF - V FESTIVAL DE TEATRO ESPÍRITA DE FLORIANÓPOLIS


A convite dos membros do NEA - Núcleo Espírita de Artes - Participei nos dias 9 e 10 desse mês como oficineiro no V FETEF - FESTIVAL DE TEATRO ESPÍRITA DE FLORIANÓPOLIS.
Uma louvável iniciativa que teve total apoio da SEEDE, onde realizou-se o evento muito bem organizado e pensado pela equipe responsável.
Fico tão feliz quando vejo o apoio ESCANCARADO de uma Federação Espírita ou uma casa espírita à arte que vocês nem imaginam.
No sábado pela manhã repassei aos amigos a minha experiência em direção teatral de grupos espíritas (amadores ou profissionais), houve um bom debate entre os presentes que se identificaram com a minha forma de trabalho e organização, algumas discordâncias, porém, tudo debatido de forma muito saudável e proveitosa.
Fui convidado a conhecer o maravilhoso espaço e trabalho da SEEDE e estendo desde já o convite aos amigos leitores de todo o Brasil para conhecê-lo:  http://www.seede.org.br .
Na parte da tarde fui convidado a fazer parte do juri do festival e analisar os trabalhos após a sua realização, não havia premiação pois no entender dos organizadores ( e eu concordo) todos os trabalhos são premiados a partir do momento que são realizados com amor e carinho.
Assim, após tantas manifestações de carinho, educação e recepção dos amigos Catarinenses, me pus a assistir os trabalhos:
SPLINTS, NO UNIVERSO DA IMAGINAÇÃO - TAS - Trupe de Artistas da SEEDE - Com texto de Edmundo Cezar e direção de Rafael Flores - Mostrou uma bonita e colorida história encenada por mais de uma dezena de jovens. Uma mulher após uma grande perda, é levada a uma viagem ao universo da imaginação, onde encontra palhaços, mágicos, artistas e entes queridos, levando dali uma grande lição para continuar sua vida física da melhor forma possível.
A MENINA TORTA-  Peça escrita e dirigida por Márcio Cardoso é resultante da Disciplina Direção teatral I e II do curso de Bacharelado e Licenciatura em Teatro da UDESC. Duas bonecas de pano na ausência de sua dona, agora uma adolescente que não tem mais tempo para brincar, conversam acerca do universo feminino comentando tudo o que viram através dos olhos e sentimentos da dona. Um trabalho profissionalíssimo de teatro e que deve seguir uma trajetória própria de apresentações.
UM EXPERIMENTO DE STAND UP COMEDY ESPÍRITA - Direção e Texto de Eduardo Silva - NEA- Núcleo Espírita de Artes. Ninguém melhor para "zoar" os espíritas do que o próprio espírita. Não tenham medo dirigentes, presidentes e colegas de causa, em nenhum momento a doutrina é satirizada ou ridicularizada, com muita propriedade o texto e a interpretação de Eduardo abordam de uma forma cômica a mediunidade e outros aspectos, trazendo com facilidade o riso e o entretenimento.
INESQUECÍVEL VIAGEM - TAS- Trupe de Artistas da SEEDE - Direção de Rafael Flores - Uma jovem em estado de coma, viaja por dentro de seu próprio corpo e tem diálogos esclarecedores e cômicos com seus próprios órgãos, despertando depois com grandes lições aprendidas. Mais uma vez, os jovens em cena mostrando sua vontade, sua entrega em um espetáculo que trabalha com luz negra, manipulação de bonecos e sombras.
Infelizmente não pude assistir os espetáculos de domingo à tarde, visto que tinha compromisso em Porto Alegre. JUVENTUDE E COMPROMISSO - Grupo Teatral Mensageiros da Luz - Blumenau/SC e CIRCO ALEGRIA - Nea- Núcleo Espírita de Artes

Ver os jovens artistas (amadores ou profissionais) em cena promovendo a arte espírita é muito lindo, não há o que criticar, apenas fazer alguns apontamentos para que o trabalho evolua na medida do possível, para que fique melhor para eles e para o público que os assiste.

No domingo pela manhã ainda participei da oficina de Dramaturgia ministrada por Rogério Felisbino da Silva, autor de livros e peças espíritas montadas pelo NEA, sendo também da diretoria da ABRARTE - Associação Brasileira de Artistas Espíritas. Foi uma interessante troca de informações onde cada um mostrou sua forma de escrever, de organizar as suas idéias com o objetivo de levar as esquetes ou peças teatrais espíritas da forma mais esclarecedora possível ao público.

Meu agradecimento ao convite recebido e compartilho com os amigos que me lêem a maravilhosa estada que tive com os amigos de Santa Catarina, meus parabéns a Federação Espírita Catarinense, a SEEDE, ao NEA cujo o trabalho com a arte espírita completou 25 anos.
Um grande abraço ao Zeh Ronaldo, Rogério, Flores, Vivian, Maico, Luciane e demais colegas e PARABÉNS!!!

Link para a página do NEA no facebook:


                                                     Parte dos oficineiros e equipe do FETEF

                                               Maquete da SEEDE onde realizou-se o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário